Como Fazer um Beat no FL Studio 21 | Estilo Metro Boomin

Salve, família! Firmeza? 


Se liga, nessa matéria vamos apresentar para você um tutorial de como fazer um beat estilo Metro Boomin no FL Studio 21. Um passo a passo detalhado gravado pelo mestre JovemCJ' e disponibilizado em seu canal no Youtube. 

Como Fazer um Beat no FL Studio 21 | Estilo Metro Boomin
Como Fazer um Beat no FL Studio 21 | Estilo Metro Boomin

JovemCJ' é um dos maiores influenciadores e produtores de FL Studio no Brasil. E, recentemente, passou a integrar o time da Beat & Business, curso foda do LR Beat's que se você quiser conferir, basta clicar aqui



Como Baixar o FL Studio 21?

Antes de apresentar o tutorial de como fazer um beat no FL Studio 21, é importante dizer que se você ainda não tem o FL Studio 21 instalado em seu computador, tem uma matéria aqui no site onde apresentamos o software da Image-Line. Confira abaixo:


Complementos para o FL Studio 21: 

E se você precisa de Drum Kits, Samples e Plugins para complementar seu FL Studio 21, visite os sites abaixo:


Como Fazer um Beat estilo Metro Boomin no FL Studio 21:

Vou deixar em texto informações importantes sobre o Tutorial de Como Fazer um Beat no FL Studio explicando os procedimentos utilizados pelo JovemCJ' na reprodução do Beat.

No vídeo JovemCJ' inicia falando sobre o padrão aplicado pelo Metro Boomin de utilizar beats simples, com poucas variações e presença forte de Pianos Darks. São instrumentais repetitivos e que você conseguirá aprender rapidamente a reproduzir.


Criando a melodia do Beat: 

Para criar a melodia do instrumental no FL Studio 21, utilizamos um preset do Analog Lab, da Arturia. O preset escolhido foi o o American Softened, do designer Victo Morello disponível dentro do pacote de presets de Grand Piano do Plugin. 

A melodia é relativamente simples, você poderá conferir no vídeo abaixo. São duas notas básicas, com poucas variações.


Na mixagem da faixa de piano foi utilizado o plugin RC-20, um retro color no preset Depth for Plucks com algumas personalizações para ajudar a sonoridade do piano e uma equalização para ajuste fino, filtro de frequências desnecessárias.


A segunda melodia, complementar utilizou o mesmo Plugin, Analog Lab com um preset diferente. Na melodia complementar foi utilizado o Amorphous Transparence, do tipo Classic Synth Pad.

Nessa melodia foram usadas apenas 3 notas e é bem tranquilo de reproduzir. 


E por fim, foi utilizado o Kontakt, plugin que você encontra disponível gratuitamente clicando aqui. A livraria escolhida foi a Ethno World 6


Criando a Bateria do Beat:

A bateria também é simples. Começamos por uma linha de hithats bem reta, como se fosse uma marcha, com alguns rols para marcar as viradas do beat.


Como padrão, foram utilizados claps bem marcados e percussões bem características nos contratempos dos claps. Também foram adicionados hats para marcar pontos do beat. 


Nos 808 foram utilizadas as referências das linhas de melodia. A base começa com Fá sustenido e posteriormente cai para Dó sustenido. Sem simples de entender e reproduzir. 



No inicio alguns FXs foram utilizados para fazer a introdução do instrumental. 

Confira abaixo o tutorial detalhado:


COMO FAZER UM BEAT ESTILO METRO BOOMIN NO FL STUDIO 21:



Espero que tenha curtido o tutorial. Se quiser se inscrever em nosso canal, clique aqui.


Veja também outros tutoriais disponíveis aqui no site: