Como Instalar e Usar Samples e Drum Kits no FL Studio 12 - FL Studio 12 (#12) [Tutorial Iniciante]

Salve, salve Família!

Firmeza total com vocês? - Espero que sim! 

Olha só, fizemos um hiato extremamente longo, tanto aqui no site, quanto em nosso canal no YouTube. Isso pela falta de tempo, excesso de demandas... mas, enfim, este ano, nós estamos retomando novamente os trabalhos e esperamos ter condições de trazer muito conteúdo sobre o FL Studio, produção de beats, produção musical, home-studio e afins. 

Como Instalar e Usar Samples e Drum Kits no FL Studio 12 - FL Studio 12 (#12) [Tutorial Iniciante]
Como Instalar e Usar Samples e Drum Kits no FL Studio 12 - FL Studio 12 (#12) [Tutorial Iniciante]


Posto isto, nessa matéria nós vamos continuar a série de tutoriais para iniciantes no FL Studio 12. Nas matérias anteriores nós falamos pontos importantes e se você ainda não conferiu, vale a pena conferir. Clique aqui para ver todas as matérias com tutoriais para FL Studio 12.

Nesta matéria, vamos mostrar como instalar e usar samples e drum kits no FL Studio 12. E, se você não sabe o que são samples e drum kits, podemos resumir como as amostrar de áudio, os sons geralmente em wav que usamos para produzir no FL Studio

Apesar de falarmos aqui bem enfaticamente sobre FL Studio, porém, samples e drum kits são usados em diversos softwares DAW. Seja o Logic, Ableton entre outros. 


No final do artigo vou deixar um vídeo tutorial mostrando o processo em vídeo que certamente facilitará muito o seu trabalho. Mas, antes de continuar, você sabe onde conseguir samples e drum kits?


Onde encontrar Samples e Drum Kits Grátis?

Em 2016 lançamos o site Samples Free Drum Kits onde disponibilizamos dezenas de samples e drum kits gratuitamente de maneira fácil de baixar. São samples kits dos mais variados estilos e certamente encontrará um adequado para sua necessidade. 

Clique aqui e visite o Samples Free Drum Kits para conseguir samples e drum kits gratuitos



E pode ficar tranquilo, caso você não saiba como baixar estes arquivos, vamos esclarecer no tutorial no final do arquivo. 

Caso já queira aprender como baixar os arquivos do Samples Free Drum Kits, você pode assistir um tutorial disponível clicando aqui


Como Baixar Samples e Drum Kits:

Além do site que indicamos acima, existem diversos outros sites que disponibilizam samples e drum kits gratuitos. Uma pesquisa básica no Google vai garantir alguns resultados para você.

No Samples Free Drum Kits e nos outros sites que disponibilizam arquivos do tipo, estes arquivos vem compactados. São arquivos .zip e .rar e você precisará de um programa específico para abrir estes arquivos. Recomendamos que use o WinRar que pode ser usado gratuitamente. 

Então, primeiro você deverá baixar os arquivos de samples e drum kits, na sequência, precisará extrair estes arquivos. Ao extrair os arquivos, você terá pastas (depende muito de onde você baixou o sample kit), e dentro destas pastas você terá os samples propriamente ditos. Estes arquivos na grande maioria serão em WAV. 


Como Adicionar Samples e Drum Kits no FL Studio: 

Com os arquivos baixados e extraídos, nós vamos precisar adicionar estes arquivos dentro do FL Studio. Esse processo é simples e bem tranquilo de se fazer, porém, é preciso ter um bom nível de atenção e organização para desde o primeiro Drum Kit baixado você já conseguir criar uma lógica que facilitará seu uso e navegação dentro do FL Studio 12.


Vamos mostrar duas formas diferentes de realizar a inclusão dos seus samples e drum kits no FL Studio 12

Maneira 01:

Então, antes de mais nada, precisamos localizar a pasta padrão para Samples do FL Studio. Isso vai depender de onde você instalou seu programa, porém, por padrão, o caminho costuma ser: C:\Program Files\Image-Line\FL Studio 12\Data\Patches\User

Dentro da pasta padrão do FL Studio, você deverá criar uma pasta e nomear como achar melhor. Pode ser o nome do seu estúdio, seu nome, ou simplesmente: Samples e Drum Kits

Com a pasta criada. Pegue aquela pasta que você descompactou anteriormente e cole na pasta que você acabou de criar e nomear. 

A pastas USER que mostramos anteriormente como a pasta padrão de packs do FL Studio é buscada automaticamente pelo software. Basta ir até o Browser, abrir a pasta Samples, User, e a pasta criada estará lá com seus samples. 



Maneira 02:

Outra maneira é criar uma pasta em qualquer lugar do seu Windows. Pode ser sua área de trabalho, ou até mesmo outro HD. Você deverá adicionar os arquivos baixados e descompactados nessa pasta.

Como essa nova pasta não é uma pasta padrão do FL Studio, você precisará incluir essa nova pasta em seu FL Studio. 

Para isso, copie o caminho da pasta padrão que você criou. Vá até o FL Studio, no Menu do FL Studio 12, vá até a opção Options > File Settings > E Então, adicione a pasta criada por você (colando o caminho) em um slot vazio da configuração. 


Feito isso, sua pasta estará no Browser do FL Studio! 


Pronto. De qualquer uma das duas formas você terá sucesso no processo. 


Para facilitar, veja o tutorial abaixo. Se preferir, clique aqui e veja direto no YouTube. 

Como Instalar e Usar Samples e Drum Kits no FL Studio 12 - FL Studio 12 (#12) [Tutorial Iniciante]


Por hoje é isso. Agora que já sabe que estamos de volta a ativa, navegue por outras publicações do canal para continuar evoluindo no FL Studio.