Unboxing e Review do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020

O AT 2020 é o microfone de entrada na linha dos microfones de estúdio da Audio Technica. Apesar de ser o modelo de entrada, surpreende pela qualidade apresentada em seu compacto tamanho e preço.

Fizemos a aquisição de um exemplar do AT 2020 para gravar os tutoriais do canal, alguns vocais em produções e uso geral aqui em nosso home studio e nesta postagens traremos o unboxing e review do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020. Clique na imagem ou no link abaixo e confira.
Unboxing e Review do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020
Unboxing e Review do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020


Começando com o unboxing do AT 2020. A experiência ao abrir a caixa é relativamente simples. A caixa é simples, de papelão com a figura do microfone e algumas informações impressas.
Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020 - Caixa
Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020 - Caixa
Dentro da caixa, além do microfone, temos um suporte para pedestal, já com adaptador de rosca, termos de garantia e licença e também uma bag de couro com fecho de zíper.

A caixa é bem simples. E o microfone não acompanha cabo no kit. O suporte para pedestal também é bem básico. O ideal é substituir o padrão por um shock mount tipo aranha. Isso ajuda na redução dos ruídos causados por esbarrões no pedestal e deixa o microfone com um ar mais profissional.

O AT 2020 pesa 345 gramas e tem 162mmx52mm de tamanho.  Bem compacto e em relação aos demais microfones da mesma categoria é até pequeno.
Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020 - Conteúdo da Caixa
Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020 - Conteúdo da Caixa
Não adianta comprar o AT 2020 e pensar que assim que chegar é só sair usando. Você também precisará de um pedestal ou suporte e o principal, precisará de uma interface de áudio com phantom power ou um phantom power externo. Para resolver este problema também comprei uma interface de áudio M-Audio M-Track 2x2. Se você clicar aqui poderá vem mais sobre ela.

Também vai precisar de uma cabo. O microfone vem puro e simples. Então, esteja preparado caso já queira tirar da caixa e sair usando. Confira isso tudo e mais detalhes no vídeo do Unboxing do AT 2020 abaixo:

Unboxing do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT 2020:



Antes de continuar gostaria de fazer um alerta!!!
Existem muitas lojas que vendem o Audio Technica AT 2020 falso no Mercado Livre e internet a fora. Desconfie de preços muito abaixo do padrão e compre sempre com nota fiscal. Seja esperto!

O preço do microfone de estúdio Audio Technica AT 2020 é bom?

Paguei pelo meu AT2020 R$ 649,00 em uma loja do Mercado Livre com nota fiscal e garantia. O preço no Brasil, de maneira geral é bem salgado. Até tinham outros vendedores no Mercado Livre com preços menores. Mas, sem nota fiscal e garantia. Eu preferir não arriscar.

Outra opção que eu também considerei foi o MXL 990, porém, o preço estava mais alto e estudando sobre os dois cheguei a conclusão de que o AT 2020 era a melhor opção para mim. Talvez eu escreva um comparativo sobre os dois para ajudar na sua decisão.
Microfones Condensadores de Estúdio AT2020 x MXL990
Microfones Condensadores de Estúdio AT2020 x MXL990


Características do Audio Technica AT2020:

A AT 2020 tem cápsula de eletrodo de 16mm de diâmetro. Essa capsula tem um tamanho menor aos concorrentes da mesma linha de preço no mercado. Usualmente vemos microfones com cápsulas de uma polegada. Porém, isso não faz com que o AT 2020 tenha menos qualidade sonora em relação aos concorrentes. O AT 2020 oferece uma ampla extensão de graves e tem largura de banda completa. Cobre de 20 Hz a 20kHz.

Seu corpo é feito de metal fundido pintado de preto e é bem rígido. O microfone é pesado e transmite uma sensação de robustez. A cápsula é protegida por malha de arame e por baixo dessa malha existe uma malha secundária bem fina que serve como uma espécie de pop filter e ajuda a filtrar ruídos de vocais.


A construção do microfone é um dos pontos positivos. Além de resistente é uma peça bonita para ficar em seu setup.

Lembrando que o Audio Technica AT 2020 precisa de alimentação phantom Power para funcionar.  Então, lembre-se de verificar se sua interface de áudio tem este recurso antes de comprar.

A conexão do AT 2020 é feita através de cabo XLR. Existe também a versão AT2020U, provida de saída USB, porém, não é ela o tema da postagem.

A AT 2020 tem padrão cardioide de gravação e só! Não é possível alternar entre o padrão cardioide e outros padrões.

O Audio Technica AT 2020 tem uma classificação SPL máxia de 144dB, isso quer dizer que ele pode trabalhar bem com a maioria de fontes sonoras. A relação sinal/ruído do AT 2020 é de 74 dB.

Em analises gerais usuários dizem que é perfeito para a grande maioria dos vocais, consegue captar um som limpo sem acrescentar ou subtrair nada das vozes. Meu uso será bem limitado, mas, espero que quando necessário ele atenda bem a gravações em que seja necessário mais desempenho do que captação de voz em narrações de vídeos tutoriais e afins.

Também é relatado uma ótima experiência para gravações de violões acústicos.

Em analise geral, para um primeiro ou segundo microfone condensador de estúdio é uma excelente opção. No meu caso, saindo de um Behringer C1, o avanço foi grande. Isso também relacionado ao preço do AT 2020. Na sua faixa de custo, entre as opções existentes foi a que mais me atraiu. Acredito eu ter feito uma boa escolha.

Em sites especializados em analise e feedback a 86% dos compradores do AT 2020 estão felizes com sua compra.

Então, se você está em busca de um bom microfone condensador de estúdio até R$ 700,00 considere comprar um Audio Technica AT 2020. Acredito que gostará do resultado.

Além do AT 2020 tenho um outro equipamento que é meu xodó aqui no home-studio! Meu fone de ouvido!!! Tenho um ATH M30x que foi trazido dos EUA por uma amigo e só tem me dado alegrias!

Unboxing e Review do Microfone Condensador de Estúdio Audio Technica AT2020