Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper)

Salve Salve Rapaziada.

Aqui é o FA Beatz! Hoje, vamos ter mais um post sobre Plugins VST. Plugins VST são basicamente instrumentos (VSTi), e efeitos (VST) emulados. Ou seja, dentro de seu computador.

Você pode ter um Plugin que emula um violão, um piano, um saxofone. Ou um sintetizador. Ou ainda, equalizadores, compressores, reverbs e muitos outros.

Nós temos um site focado em Plugins VST Grátis. Site esse que é o maior do Brasil do gênero. Digo isso porque é bem provável que se você pesquisar "Plugins VST Grátis" no Google, o meu site estará entre os primeiros.

Pois bem. No post de hoje vamos ensinar você como instalar Plugins VST em qualquer programa de áudio. Isso é importante, e, a maneira que ensinei no vídeo pode ser usada para todos os software DAW que você conhece.

Então, clique na imagem ou no link abaixo e veja: Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper):
Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper)
Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper)

O processo de instalação de plugins VST em softwares DAW é bem semelhante em qualquer programa. Basicamente plugins VST existem em formato .dll, que são arquivos que seu programa lê como plugin. E outros, mais raros, em .exe, que são instaladores.

Temos um site focado em plugins VST, o www.PluginsVSTGratis.com, recomendo que visite para baixar alguns plugins grátis.

Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper):

Você precisa ter uma coisa em mente para facilitar a forma como você trabalha com seus plugins VST. Eles devem ser bem organizados. Assim como samples, presets e etc., organização é a base.


Em Windows existem duas possíveis versões de plugins e sistemas no geral. Sistemas que funcionam em 32 bits e sistemas que funcionam em 64 bits. Não vou entrar em detalhes sobre as diferenças.

A grande maioria dos plugins VST ainda está disponível apenas em 32 bits. Mas, você pode ter os dois adicionados em seu software. Tudo vai depender de como ele trabalha.

Para ficar mais simples e organizado a forma como você trabalha com plugins VST, crie duas pastas em seu computador. Uma para plugins 32 bits e outras para plugins 34 bits.

Recomendo que crie essas pastas dentro do Arquivos de Programas de seu computador. A grande maioria dos softwares de produção musical tem essas pastas como padrão.

Navegue em seu computador até a pasta Arquivos de Programas, dentro dela crie uma pasta chamada VSTPlugins. Nessa pasta você irá instalar seus plugins de 64 bits.

Agora, navegue até a pasta Arquivos de Programas X86. Dentro dela, crie uma pasta chamada VSTPlugins. Nessa outra pasta você irá instalar seus plugins VST de 32 bits.

Todos os plugins VST que for instalar devem ser antes de tudo identificados se são 32 ou 64 bits. Geralmente essas informações são dadas pelos desenvolvedores dos plugins. Consulte o site e verifique. Caso não tenha essa informação evidente, é bem provável que seja 32 bits.

Instale todos os plugins nas pastas respectivas. Os que são .dll, como mostro no vídeo, basta colar na pasta respectiva.

Agora, em seu programa de produção, seja o FL Studio, o Reaper, Logic... Vá nas configurações, navegue até a área de Plugins, ou Arquivos, depende do software, e adicione as pastas VSTPlugins que criou a lista de pasta de Plugins do software. Assim seu programa irá escanear estas pastas sempre em buscas de plugins.

Assista ao vídeo tutorial que ficará mais claro para você. Aproveite para se inscrever em nosso canal.

Como Instalar Plugins VST em Qualquer Programa de Áudio (Software DAW / FL Studio/Cubase/Reaper) Vídeo Tutorial:



Se quiser aprender a instalar plugins VST no FL Studio clique aqui para ver um tutorial.
Se quiser aprender a instalar plugins VST no Reaper, clique aqui e veja um tutorial.