Como Vender Beats na Internet - Guia Para Iniciantes

Salve, Família!

Se liga, se você é beatmaker ou está se qualificando para se tornar um, certamente já se perguntou como vender beats na internet. Afinal, viver das produções é o sonho de muitos que se aventuram na missão de ser um Beatmaker.

Como Vender Beats na Internet - Guia Para Iniciantes
Como Vender Beats na Internet - Guia Para Iniciantes


Quem não quer ser um Beatmaker de sucesso e viver da venda de beats. Então, se liga no conteúdo que com toda certeza ajudará muito na sua caminhada de se tornar um beatmaker de sucesso e vender beats na internet.

Como Vender Beats na Internet:

Vender beats online é um objetivo da grande maioria daqueles que se aventuram no universo da produção musical. Principalmente aqueles que trabalham com rap e trap. E, nos tempos atuais, não há como fugir de um ponto: ter relevância nas redes sociais.

O Poder das Redes Sociais:

Com milhares de produtores e beatmakers na cena, as redes sociais se tornam um canal fundamental para quem quer ter sucesso na venda de beats pela internet. É preciso ter a estratégia certa e muito empenho para destacar-se no meio de tantos beatmakers qualificados e talentosos. 

Nos tempos atuais, ter estratégias válidas e constância em publicações nos reels do Instagram e em plataformas como o TikTok são parte fundamentais para que você consiga atingir um público interessado em comprar seus beats

A grande maioria dos artistas que tem potencial para se interessar e comprar os beats que você produz estão presentes diariamente nas redes sociais. Então, para que você consiga ter sucesso na venda de beats online é fundamental que invista na construção de redes sociais válidas. 

Aprenda como atrair a atenção do seu público e como converter este público em compradores através da presença nas redes sociais. Este é um passo fundamental para que você consiga começar a ser relevante e ter sucesso na venda de beats online

Onde postar meus Beats para conseguir vender online? 

Muitos afirmam que plataformas com SoundCloud e Youtube já não trazem resultados para venda de beats, porém, isso não é uma verdade. 

Se você busca vender beats pela internet, é importante que você utilize as duas plataformas, principalmente no Youtube. 

O SoundCloud é uma plataforma voltada para músicos. Quem usa e acessa essa plataforma está em busca de consumir músicas e, tal plataforma é extremamente relevante para quem quer vender beats online. 

No Youtube você terá a capacidade de exibir seu beat completo, para que seus instrumentais sejam ouvidos e, com isso, se seus beats tiverem qualidades suficiente, certamente alguém irá visualizar e entrar em contato. 

Também é extremamente importante que você utilize diversas plataformas com constância. Postar as vezes pode não ser muito efetivo. Escolha as plataformas adequadas, defina estratégias para cada uma delas e você terá muito mais chances de conseguir sucesso na venda de beats pela internet

Vamos listar aqui as quatro principais plataformas onde você deve enviar seus beats. Falaremos sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas e ainda, dar dicas de como utilizar cada uma delas de maneira mais eficiente e segura. Essas quatro plataformas são:
  • SoundCloud
  • YouTube
  • Instagram
  • BeatStars


Como vender beats no SoundCloud:

Como vender beats no SoundCloud:
Como vender beats no SoundCloud:


O SoundCloud, como falamos anteriormente, é uma plataforma voltada para música. Os materiais disponibilizados lá, são indexados pelo Google. Isso quer dizer que os arquivos disponibilizados no SoundCloud aparecem no Google para buscas relacionadas aos temas que você incluir em seu beat. 
Se você quer saber como vender beats pelo SoundCloud, confira as principais dicas que preparamos para você.

Primeiro, no SoundCloud você poderá enviar o arquivo de áudio do seu beat. É importante que você inclua tags nos beats para evitar que aproveitadores baixem seu beat e utilizem sem autorização (sem ter comprado o beat). 

Dentro do SoundCloud, além do arquivo de áudio do Beat, você também deverá incluir um título para seu Beat. Na hora de escolher o título do seu beat, é importante que você pense em como os artista vão procurar beats para comprar no Google. Utilize um título que consiga deixar claro para o público do estilo do seu instrumental e de que ele está disponível para compra. 

Veja abaixo alguns exemplos de títulos para usar em seus beats:
  • Mexikodro Type Beat - True Love – Beat de Plug à Venda
  • BEAT À VENDA - Caio Luccas X Veigh X Kayblack Type Beat – ALIANÇA

Você também deverá incluir uma imagem quadrada (recomendamos uma arte na proporção 1000x1000px). Essa imagem deve ser atrativa e você pode usar ferramentas gratuitas como o Canva para montar uma arte apresentável para representar seu Beat. 

A imagem será a representação visual do seu beat. Ela será a responsável por atrair a atenção visual dos interessados. Então, capriche nessa parte. Faça pesquisas sobre como usar o Canva para criar imagens atrativas e dedique-se em construir uma identidade visual sólida. 




Além dos pontos citados, você também deverá incluir uma descrição do seu beat. Neste campo é fundamental que você deixe claro as formas como os interessados devem fazer contato para comprar o instrumental. 

Lembre-se de colocar informações como o seu WhatsApp, email, perfil no Instagram e também, toda forma possível do cliente entrar em contato com você.

Na descrição você também deverá incluir informações que vão ajudar o comprador em potencial a entender as características do seu beat. Coloque na descrição o estilo do beat, coloque o BMP, coloque o tom utilizado, coloque os artistas referência. E, se achar conveniente, coloque também o preço do seu beat e o formato de licença disponível. 

Você também pode criar playlists para agrupar os beats disponíveis, agrupar beats por estilo e referência. 




Você também poderá incluir Hashtags para ajudar os algoritmos a identificar seu beat e relacionar com outros conteúdos. 

Uma das maiores vantagens do SoundCloud é o fato de ser focada em música. Muitos artistas são usuários presentes na plataforma e é extremamente simples utilizar. Você não precisa de muitos conhecimentos para começar a utilizar e pode criar sua conta gratuitamente. 

Uma desvantagem do SoundCloud é que o usuário precisará entender claramente como entrar em contato com você caso goste do Beat e queira compra-lo para utilizar em algum trabalho. 


E se você quer mudar de nível em suas produções, entender sobre mercado, network com artistas, marketing, vendas e muito mais, recomendo que você conheça a Beat e Business. A formação desenvolvida pelo LR Beats, com participação de outros nomes relevantes na cena, é a melhor escola para beatmakers disponível no mercado. Clique aqui e conheça já. 


Como vender beats no Youtube:

Como vender beats no Youtube
Como vender beats no Youtube

O Youtube é uma plataforma incrível. Dentro do Youtube, o usuário pode  fazer pesquisas, assim como no Google. Outra grande vantagem é o grande volume de pessoas utilizando a plataforma diariamente. 

Dentro do Youtube, você deverá enviar um vídeo. Então, você precisará adicionar uma imagem ou vídeo ao instrumental antes de enviar. Para isso, você pode utilizar editores de vídeo gratuito como o Capcut, ou até mesmo o Canva. 

Você pode utilizar a mesma imagem que utilizou para postar seu Beat no SoundCloud. Porém, você precisará unir essa imagem ao arquivo de áudio do beat antes de subir na plataforma. Você também deverá utilizar um bom título. Aqui, você pode utilizar a mesma lógica que demonstramos nos títulos dos beats no SoundCloud. 

Também é importante que crie uma descrição que deixe evidente os detalhes do seu beat, detalhes da licença e o principal: como entrar em contato para comprar o Beat

Você também pode utilizar os Shorts do Youtube para potencializar o alcance do seu Beat. O Shorts é o equivalente do Youtube ao Reels do Instagram. É um formato fácil de se produzir e você pode utilizar as ferramentas de edição que citamos anteriormente. 





Outra grande vantagem do Youtube é que você poderá convidar os ouvintes para se inscrever em seu canal e, com isso, você construirá uma base de fãs que vão seguir seu trabalho e podem se tornar clientes pagantes. 

A grande vantagem do Youtube é sua popularidade e alcance gigantesco. A grande desvantagem é que você precisará concorrer com uma vasta infinidade de vídeos. Então, dedique-se em criar uma identidade visual atraente e impactante. 

Como vender beats no Instagram:

Como vender beats no Instagram
Como vender beats no Instagram

O Instagram é uma plataforma onde os usuários são muito viciados. A grande maioria das pessoas passa horas por dia dentro do aplicativo. 

Além de postar vídeos com seus beats disponíveis para venda, no Instagram você também poderá postar conteúdos de bastidores, etapas da produção, lifestyle. Isso permite que o usuário se conecte com você. Passe a acompanhar seu dia a dia e interajam com você.

No Instagram você poderá publicar conteúdos de vídeo e imagens. E na plataforma, é fundamental que você seja constante. Você precisa postar com qualidade para que o algoritmo considere você relevante. 
Você também deve interagir com seus seguidores, fazer parcerias e gerar conexão com seu público. 

No Instagram, os seguidores podem entrar em contato via inbox. E também é importante que você coloque um link para contato na bio do seu perfil. 

Utilize todos os recursos disponíveis: reels, postagens no  feed, stories, enquetes e etc. Utilize o Instagram como uma plataforma para levar seus seguidores para visualizarem seus beats no Youtube, SoundCloud e outras plataformas que você utilizar. 


Como vender beats na BeatStars:

Como vender beats na BeatStars
Como vender beats na BeatStars

A BeatStars é uma plataforma voltada para venda de beats. É lá que uma infinidade de produtores e beatmakers disponibilizam seus materiais para venda. 

Uma grande vantagem da BeatStars é que dentro da plataforma você consegue postar e vender seus beats de forma automatizada. O cliente que gostar do seu beat disponível na BeatStars consegue ouvir e comprar seu beat sem precisar entrar em contato. Tudo está disponível em um mesmo lugar e isso facilita o processo de compra.




Isso é muito interessante pois lá, o usuário se interessa, clica no botão de compra, escolhe o meio de pagamento e já garante o beat na hora. Tudo automatizado e sem necessidade de falar com ninguém. 

Na BeatStars você poderá utilizar os arquivos visuais que falamos quando explicamos sobre como vender pelo SoundCloud. Você também deverá configurar os formatos de licença e os valores. 
Você pode começar a utilizar a BeatStars gratuitamente. Crie sua conta clicando aqui

Espero que nossas dicas ajudem você na missão de vender beats pela internet. Se ficou com qualquer dúvida, você pode deixar um comentário, ou entrar em contato conosco pelo WhatsApp.