Como Samplear no FL Studio - Alterando BPM Sem Mudar o Pitch [Fala Vergel]

Salve, salve loucos!

Hoje vão ver um tutorial diferente no site, acredito que o primeiro que não foi feito por mim. Essa será a primeira postagem da série "Fala Vergel".

Na série Fala Vergel iremos soltar alguns tutoriais feitos pelo mano Fernando Vergel, beatmaker e produtor com muita experiencia e já avançado no mercado! Então, garanto que será de grande proveito para vocês que produzem e trampam com música.

Nesta matéria falaremos sobre um Como Samplear no FL Studio Alterando o BPM do sample sem mudar o Pitch. Para ver a postagem completa, conferir o tutorial e mais informações, clique na imagem ou no link abaixo e veja Como Samplear no FL Studio - Alterando BPM Sem Mudar o Pitch [Fala Vergel]:

Como Samplear no FL Studio - Alterando BPM Sem Mudar o Pitch [Fala Vergel]
Como Samplear no FL Studio - Alterando BPM Sem Mudar o Pitch [Fala Vergel]

Antes de continuar, se você ainda não conhece o trampo do Vergel, que tal conferir a página dele no Facebook e seu canal no Youtube. Clique aqui para ir até o Facebook do Vergel e aqui para ir até seu canal no Youtube.

Como Samplear no FL Studio - Alterando BPM Sem Mudar o Pitch [Fala Vergel]:

Através deste processo você poderá modificar a velocidade do seu projeto no FL Studio sem que o pitch da música seja modificado, mantendo a originalidade do projeto.

O primeiro passo é fazer a escolha do sample. Você pode usar o plugin Edson no próprio FL Studio ou já ter seu sample pré cortado.

Jogue seu sample na Playlist e descubra o BPM do sample. Faça com que o seu sample encaixe corretamente no grid (marcações de compassos e tempos vistos na playlist do FL Studio).

Por padrão, se você alterar o BPM do seu projeto, seu sample irá sair do grid. Isso é o que não queremos.

Para conseguir mudar o BPM do seu sample, sem mudar o pitch, de um duplo clique sobre o sample. Na janela que vai abrir (Channel Settings) clique com o botão direito do seu mouse na opção Time e  escolha a opção Autodetect.

Uma janela com seleção de tempo irá se abrir. Escolha a opção "project". Possivelmente ela será a penúltima da lista. Feito isso, você poderá mudar o BPM do seu projeto sem que seu sample desloque-se no grid. Porém, o sample ainda mudará o pitch.

Agora precisamos fazer com que o sample não mude o pitch. Para isso, clique sobre o sample para a janela de Channel Settings ser aberta novamente. Vá até a opção Pitch, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Reset. Pronto! Você verá que o sample estará na velocidade diferente porém, com o mesmo pitch.

Para facilitar, assista ao vídeo-tutorial produzido pelo Vergel abaixo:

Técnica para Samplear - Alterar o BPM sem mudar o Pitch. "Dica Beats" #1:



Espero que tenham curtido essa presença ilustre em nosso site. Veja outros tutoriais de FL Studio em português clicando aqui.

Quer aprender a fazer Beats de Rap no FL Studio? Clique aqui e veja nossa série de vídeos "Como Fazer Base de Rap no FL Studio 12" disponível no Youtube.

Abraços!