Como Cortar e Criar Samples no FL Studio [Fala Vergel]

Salve loucos!

Hoje estamos trazendo para vocês o segundo vídeo da série "Fala Vergel". Se você não tá ligado no que é a "Fala Vergel", trata-se de uma série de tutoriais feitos pelo meu xará Fernando Vergel, beatmaker e produtor que tem soltado alguns vídeos tutoriais maneiros pra quem está na caminhada das produções.

No tutorial de hoje vamos aprender como cortar e criar seus próprios samples no FL Studio, isso serve para você poder recortar aqueles samples de instrumentos e timbres maneiros de músicas que você escuta e curte.

Se tá afim de aprende essa, clique na imagem ou no link abaixo e veja: Como Cortar e Criar Samples no FL Studio [Fala Vergel]:
Como Cortar e Criar Samples no FL Studio [Fala Vergel]
Como Cortar e Criar Samples no FL Studio [Fala Vergel]

Se você não conferiu o tutorial do Fala Vergel que postamos na semana passada, se liga no link abaixo e dá um confere:
Se quiser ver todos as matérias da série Fala Vergel, clique aqui

Vamos falar sobre como cortar e criar samples no FL Studio, o processo é simples mas é importante que leia e depois assista ao passo a passo com atenção pra não deixar nenhuma etapa passar batido.

Como Cortar e Criar Samples no FL Studio [Fala Vergel]:

Cortar samples serve para que você possa retirar samples de músicas que você já ouviu e gostou. Pode ser um bumbo, uma caixa, um hi-hat, ou até mesmo um baixo, violino ou afins.

Antes de começar você precisa ter a música da qual pretende extrair o sample em seu computador. 
Primeiro, com seu FL Studio aberto, clique no ícone da tesoura na área de ferramentas (Open Audio Editor). Ao clicar o Edson, ferramenta nativa do do FL Studio será aberto.
clique no ícone da tesoura na área de ferramentas (Open Audio Editor)
clique no ícone da tesoura na área de ferramentas (Open Audio Editor)
De um duplo clique na área do Edson, será aberta a janela de abertura de arquivo do Windows. Navegue até a pasta onde salvou a música, selecione e clique em abrir. A música será então carregada no Edson.

Escolha o instrumentos ou timbre que deseja usar como sample e utilize a rolagem do mouse para dar zoom na região do instrumento. 

Faça a seleção do sample cuidando para selecionar de forma bem rente ao transiente do sample. Isso evita atrasos na reprodução do sample. No final do sample, cuide para não cortar em excesso e picotar seu sample.

Com o sample selecionado, pressione Alt+Enter para abrir a janela de marcador, então, dê um nome para o sample e pressione enter. O sample estará selecionado e marcado.

Faça o mesmo processo para as outras peças ou samples que quiser extrair. 

Feito todas seleções e marcações, clique no ícone de disquete (file) do Edson, vá até a opção Export Regions, vá em For Sample Use. Será aberta a janela de navegação do Windows para você salvar seus samples. Escolha a pasta e mande salvar. 
clique no ícone de disquete (file) do Edson, vá até a opção Export Regions
clique no ícone de disquete (file) do Edson, vá até a opção Export Regions

Os samples então estarão salvos! Simples e rápido. Agora você já pode usar seus próprios samples no FL Studio

Você pode ainda mover os samples para a pasta padrão de samples do FL Studio (Veja o vídeo para aprender). 

Assista ao tutorial do Vergel abaixo e caso tenha dúvidas deixe seu comentário!

CORTANDO E CRIANDO MEUS SAMPLES - FL STUDIO - Dica Beats #2:


Veja outros tutoriais de FL Studio em português clicando aqui.

Quer aprender a fazer Beats de Rap no FL Studio? Clique aqui e veja nossa série de vídeos "Como Fazer Base de Rap no FL Studio 12" disponível no Youtube.

Canal do Vergel Beats: clique aqui.
Facebook do Vergel Beats: clique aqui.

Abraços!