5 Dicas para quem está começando no FL Studio

Quem está começando a trabalhar com o FL Studio certamente já encontrou centenas de dificuldades e obstáculos. Isso é comum, afinal, o FL Studio é extremamente complexo e para quem nunca trabalho com o programa pode parecer impossível fazer qualquer coisa no software.

Para tentar ajudar quem está iniciando no FL Studio preparamos algumas dicas que podem ser muito úteis para seu aprendizado no software. Clique na imagem ou no link abaixo e veja: 5 Dicas para quem está começando no FL Studio:

5 Dicas para quem está começando no FL Studio
5 Dicas para quem está começando no FL Studio
Antes de mais nada, é preciso dizer que essas dicas são para aqueles que estão começando no FL Studio, por tanto, se você já é um usuário intermediário ou avançado essas dicas podem não ser muito úteis.  Vamos lá:

5 Dicas para quem está começando no FL Studio

Dica número 01:

A primeira dica para quem quer aprender a trabalhar com o FL Studio é buscar por tutoriais básicos no FL Studio. Se você nunca teve contato com o FL Studio precisa aprender a instala-lo. Para isso, já fiz um tutorial. Além do meu tutorial, existe uma vasta gama de vídeos no Youtube. Se o meu método de ensino não for o melhor para você, certamente tem outros autores que podem lhe ajudar. Se quiser assistir meu vídeo de como instalar o FL Studio cliqueaqui.

Portanto, posso resumir a primeira dica em: Aprenda a instalar o FL Studio com vídeos no Youtube. Essa dica de assistir a tutoriais de FL Studio no Youtube pode ser mais abrangente. Através de tutoriais do Youtube você pode aprender muito mais.

Dica número 2:

Conheça todas as áreas do FL Studio. Quando digo áreas me refiro ao menu de navegação, ao player, ao browser, as patterns, a playlist e tudo mais. Através da imagem abaixo você pode visualizar todas as áreas do FL Studio:
Primeiros passos no FL Studio 11 - Saiba o nome de cada janela
Primeiros passos no FL Studio 11 - Saiba o nome de cada janela
Além da imagem acima recomendo que leiam o post Primeiros Passos no FL Studio 11 - Tutorial Básico, que escrevi no site a algum tempo atrás. Clique aqui para ver

Dica número 3:

0000
Comece por uma pattern, crie um loop simples. Aprenda tudo sobre a pattern. Como habilitar e desabilitar um step, duplicar canais e etc. Não precisa criar um loop super trabalhado. Crie algo básico apenas para conhecer as patterns. Aprenda como criar mais de uma pattern, mudar o tamanho destas patterns, renomear e etc.

Uma boa fonte de aulas para esse aprendizado é o Youtube, busque “como trabalhar com patterns” e veja algumas aulas que certamente irão lhe ajudar.

Dica número 4:

Aprenda a escolher e mudar o BPM de seus trabalhos. Quando digo BPM me refiro ao tempo das músicas, a velocidade de seu trabalho. Existem várias formas, seleção, TAP e outros. O tempo da música é de extrema importância para o trabalho. Ele é um dos fatores determinantes de estilo do trabalho, cadência, flow... Vale a pena estudar um pouco sobre.

Dica número 5:

Pratique, pratique muito. Só com a prática terá evolução. É normal ter dificuldades, pois, o software é muito complexo, mas, se der um passo de cada vez conseguirá evoluir bem. Sempre que tiver alguma dúvida, não souber fazer algo, ou quiser aprender alguma coisa nova, pesquise no Youtube. Tenho certeza que encontrará muito material lá. Eu mesmo tenho um canal com vários tutoriais.

Infelizmente nunca consegui criar um curso de FL Studio, com ensinamentos do princípio ao fim. Mas, saiba que esse é um dos meus objetivos.

Se quiser conhecer meu canal de vídeos no YouTube acesse o clicando aqui.

Espero que tenha ajudado e se houver alguma dúvida deixe seu comentário ou entre em contato conosco via e-mail!