FL Studio – O Guia Definitivo, Download e Complementos

O FL Studio é um dos principais programas para produção musical disponível atualmente. Eleito por diversos sites e revistas do mundo todo como o melhor programa para produção musical, o FL Studio se destaca dos concorrentes por sua facilidade de uso, se incrível programa de atualizações grátis eternas e a gigantesca quantidade de usuários.

Além do próprio FL Studio já ser um excelente software para criação de música, a infinidade de conteúdo extra e grátis disponível na internet para complemento do FL Studio faz dele o querido de quem produz música no computador.

Nessa matéria vamos falar tudo o que você sempre quis saber sobre o FL Studio e nunca teve onde perguntar. Então, clique na imagem ou no link abaixo para continuar lendo nosso super guita do FL Studio:
FL Studio – O Guia Definitivo, Download e Complementos
FL Studio – O Guia Definitivo, Download e Complementos

Para facilitar sua leitura, criamos o menu abaixo. Você pode clicar sobre o título do assunto para ir direto a parte do texto ou continuar lendo a postagem:

FL Studio – O Melhor Programa de Áudio Para Produção Musical


O FL Studio está sempre nas listas dos melhores softwares para produção musical dos sites especializados. Ano após ano, versão após versão e ele sempre está no topo dos programas de áudio. Para não falar que isso é uma opinião minha apenas, vou deixar alguns sites nacionais e internacionais para você perceber o quão importante é o FL Studio para a produção musical.

Viu quanta gente tem o FL Studio como o Melhor Programa de Áudio para Produção Musical. Mas, melhor do que ver a opinião dos outros é usar o programa e comprovar na prática sua qualidade.

Um grande diferencial do FL Studio em relação aos seus concorrentes é o fato de oferecer atualizações eternas gratuitas. Isso mostra o quanto a Image-Line, desenvolvedora do FL Studio confia em seu produto. Só mesmo o melhor software DAW para oferecer algo do tipo. O FL Studio foca na qualidade do seu produto e na satisfação do usuário. Isso acima do próprio lucro da empresa.

Outro fator que faz do FL Studio o melhor programa para criação de música é a vasta disponibilidade de complementos. Falaremos disso no decorrer dessa postagem.

Baixar o FL Studio:


O FL Studio é um programa de áudio relativamente grande. Sua instalação é feita através de um executável que tem cerca de 600 MB. Isso já incluso a base de plugins nativa do FL Studio e também sua biblioteca de samples, sound fonts, presets e afins.

Baixar o FL Studio é algo bem simples. Qualquer pessoa consegue sem problemas. A Image-Line ainda disponibiliza várias opções de servidores para você baixar o FL Studio. Então, escolha a que você tem mais costume ou a que julga mais rápida. Já adianto que a minha preferida é o Google Drive. Veja abaixo todas as opções para baixar o FL Studio:

Se tiver dificuldade para baixar o FL Studio, assista ao tutorial abaixo:



Baixar o FL Studio para MAC


A Image-Line à alguns anos vem trabalhando em uma versão do FL Studio compatível com o Mac OS X. Apesar de não ser totalmente funcional em Mac, o FL Studio precisa ser usado e testado na plataforma OS X, só assim os erros poderão ser identificados e corrigidos.

Está disponível uma versão Alpha do FL Studio para MAC. Clique aqui para ver mais informações.

Configuração Necessária do PC para Rodar o FL Studio:


O FL Studio não precisa de muito para ser executado em um PC, porém, existe uma configuração mínima recomendada e sua experiência de uso vai ser muito influenciada pela capacidade do seu computador.

Se pretende trabalhar sério com o FL Studio, e/ou, pretende não ter dor de cabeça nem contar com lentidões, saiba que precisará de um PC no mínimo razoável para rodar o FL Studio.

Veja abaixo a configuração recomendada para instalar e usar o FL Studio:
  • Processador Intel Pentium 4 ou AMD Athlon 64 ou superiores com ao menos 2Ghz. Considere que quanto mais potente seu processador e quanto mais núcleos mais coisas simultaneamente poderá fazer;
  • Windows XP, Vista, 7, 8, 8.1 ou 10. Arquitetura de 32 ou 64 bits;
  • Ao menos 1 GB de memória RAM;
  • 1 GB de espaço em Disco (HD);
  • Placa de Som do drivers DirectSound, interna ou externa e compatível com ASIO.

As Quatro Diferentes Edições do FL Studio e Suas Diferenças:


O FL Studio está disponível em quatro edições diferentes. E se liga amigo, edição é diferente de versão. Versão são a 10, 11, 12 e etc. Agora, edição são os diferentes pacotes do FL Studio por assim dizer.
A Image-Line disponibiliza o FL Studio em quatro diferentes edições:
  • Fruity,
  • Producer,
  • Signatura,
  • All Plugins Bundle.

A maior diferença nas edições do FL Studio está na Fruity. Ela é a versão mais básica e mais barata do FL Studio. Além de não contar com plugins, ela também não permite gravação de áudio tanto via microfone quanto via linha. No FL Studio Fruity Edition também não é possível editar as faixas de áudio no Edson.

FL Studio - Diferença entre as versões
FL Studio - Diferença entre as versões

Com exceção do FL Studio Fruity Edition, o que muda nas demais versões é a base de Plugins e recursos adicionais. Veja detalhes das diferenças entre as versões no site da Image-Line clicando aqui.

FL Studio Crackeado – Porque não usar


Tá bom, eu sei: O FL Studio não é um software barato. Porém, defendo a tempos que você deve se esforçar para ser capaz de comprar sua licença do FL Studio e não precisar usar cracks, ativadores e afins.

Além de ser crime usar, compartilhar e difundir pirataria, você deve apoiar a empresa que se esforça diariamente para desenvolver e manter funcional um software tão bom quanto o FL Studio.

Pense que existem funcionários por trás deste software. Existem famílias inteiras que dependem dos seus salários para sobreviver. E, vender licenças do FL Studio é a única forma da empresa arrecadas fundos, pagar seus funcionários e sobreviver.

Outro motivo que defendo para que você não use o FL Studio Crackeado é que lidando com crakcs você expões seu computador e seus dados a riscos que você nem pode imaginar. Pessoas mal intencionadas inserem em arquivos de crack e pirataria vírus que podem danificar seu computador ou pior, roubar seus dados.

É melhor evitar cometer um crime, usando pirataria; ou se expor aos riscos que esse submundo trás.
Compre sua licença, principalmente se pretende trabalhar e ganhar dinheiro com sua música produzida no FL Studio.

Lembre-se que você compra sua licença do FL Studio apenas uma vez, depois disso, todas as atualizações do FL Studio são grátis!

Se quiser comprar sua licença do FL Studio, vá ao site da Image-Line clicando aqui. Se não tiver ideia de como fazer sua compra no site da Image-Line, entre em contato comigo por e-mail (flstudiofull@gmail.com) ou por nosso Facebook (www.facebook.com/FLStudioFull) que temos maneiras de lhe ajudar.

Se ainda não tem dinheiro para comprar sua licença do FL Studio, vamos deixar na sequência um bom guia para você melhorar sua experiência com o FL Studio DEMO.

FL Studio DEMO – Como usar bem


Uma das desvantagens de se usar o FL Studio DEMO é o fato de não poder reabrir projetos salvos. Veja bem, você pode salvar os projetos, porém, não vai conseguir carregar para continuar trabalhando, a não ser que compre uma licença.

Mas, usando o FL Studio DEMO você tem acesso à todos os recursos do software. Então, poderá usar o FL Studio e analisar se é o melhor software DAW para sua necessidade. Poderá também aprender a usar seus recursos, ver tutoriais no Youtube e desenvolver sua habilidade no software e avançar no seu nível de domínio.

Uma dica importante para você que vai usar o FL Studio DEMO: Faça o projeto completo, exporte e salve o arquivo. Como não poderá reabrir os projetos salvos, vá até o fim sempre que iniciar algo. Exporte o arquivo de áudio, seja para registro ou mesmo para reprodução. Assim terá um arquivo de áudio do seu trabalho. E salve o projeto.

Salvando seu projeto, mesmo na versão Demo, você terá o projeto guardado para abrir e continuar a trabalhar assim que obtiver a versão licenciada do software.

Plugins Para FL Studio:


FL Studio - Plugins para FL Studio
FL Studio - Plugins para FL Studio
Plugins VST para FL Studio são destaque em diversos sites que falam sobre produção musical. Tanto aqueles que têm foco no FL Studio quando os que tratam de outros DAWs. Isso porque o FL Studio trabalha com Plugins VST e VSTi, formatos populares e comuns a diversos programas de áudio.

Nós mantemos um site que é especializado em Plugins VST, tanto para FL Studio quanto para outros programas compatíveis com VST. Tenho orgulho em dizer que é o maior site de Plugins VST Grátis e FreeWare do Brasil e um dos maiores do mundo. No Plugins VST Grátis (clique para abrir em uma novaguia) compartilhamos somente plugins freeware, sem pirataria, para você poder usar.

Você encontra muitos plugins para FL Studio na internet. Tanto plugins de efeitos como compressores, equalizadores e afins quanto plugins de instrumentos e geradores (VSTi).

O próprio FL Studio já vem com uma boa biblioteca de Plugins VST. Se você clicar aqui poderá ver um vídeo onde mostramos como instalar plugins no FL Studio.

Separei também uma seleção com os melhores plugins para FL Studio. Tem duas listas abaixo, uma com os melhores plugins para FL Studio pagos e outra com os gratuitos.

Os melhores Plugins Para FL Studio Pagos:



  • Refx Nexus;
  • Sylenth 1;
  • Massive,
  • Kontakt;
  • Omnisphere.

Os melhores Plugins Para FL Studio Grátis:


Packs de Samples Para FL Studio:


FL Studio - Samples para FL Studio
FL Studio - Samples para FL Studio
Packs de samples são pacotes de amostras geralmente em WAV usadas por diversos softwares DAW, inclusive o FL Studio. Nativamente o FL Studio já vem com uma boa base de packs de samples, porém, existe uma infinidade de packs de samples para FL Studio que você pode obter na internet, tanto pagos quanto grátis.

Aqui no site temos alguns packs de samples para FL Studio grátis, recomendo que clique aqui para ver matérias sobre o packs de samples para FL Studio grátis.

Agora, se quiser ir para um outro nível, existe um portal associado que está em grande crescimento. É o SamplesFreeDrumKits. Lá tem sido postado diversos sample kits para FL Studio. Assim como pacotes com presets de plugins, expansões para alguns VST e o melhor: Tudo Grátis e Sem Pirataria.

Sound Fonts para FL Studio:


Sound Fonts são arquivos no formato .sf2 que o FL Studio também consegue trabalhar. Geralmente são arquivos pequenos, mas, com uma boa base de sons para suas produções.
Se quiser ver alguns sound fonts para FL Studio que já postamos aqui no site clique aqui.

5 Bons Motivos Para Comprar o FL Studio:


Listamos alguns bons motivos para lhe convencer que vale a pena comprar uma licença do FL Studio. Assim, se você ainda tem dúvidas, vai mata-las agora:
  • Atualizações Grátis;
  • Fácil de aprender e usar;
  • Fórum de discussões oficial e com muito conteúdo;
  • Canal próprio com guias e tutoriais além de suporte ímpar!;
  • Popular entre grandes artistas e muito conteúdo sobre online e grátis.

Poderia citar outros pontos que justificam comprar uma licença do FL Studio mas alongaria em excesso esse post que já é tão longo. Mas, para mim, comprar o FL Studio foi uma das melhores aquisições que já fiz para minha vida de produtor musical amador.

Tenho muito a agradecer a Image-Line, principalmente ao Scott, grande apoiador dentro da empresa, paciente e sempre disponível para me ajudar e também a todos que acompanham o site, inclusive, já me deu até licenças para sortear na página! MEU MUITO OBRIGADO SCOTT!

Como Aprender a Usar o FL Studio:


Como falei anteriormente, o FL Studio tem muitos usuários. Diversos deles famosos e consagrados internacionalmente. Outros, menos conhecidos, mas, grandes profissionais.

Ter muitos usuários, ser popular, é uma grande vantagem do FL Studio. A grande procura faz com que exista muito conteúdo online, muitos tutoriais e guias para iniciantes no FL Studio. Nós mesmo somos especializados no FL Studio e temos nos esforçado pra trazer bom conteúdo para vocês evoluírem no software. Prova disso são as mais de 2.000 palavras que já digitei nessa matéria.

Temos em nosso canal no YouTube (clique para conhecer) uma série de vídeos voltada exclusivamente para iniciantes no FL Studio.

São vários vídeos voltados para quem está começando a trabalhar no FL Studio e dicas que facilitam muito o uso. Veja na playlist abaixo:

Tutoriais para Iniciantes no FL Studio – FL Studio Passo a Passo:



Além do nosso canal, que, modéstia à parte, é muito bom. Existe outros canais sobre o FL Studio com o qual você pode aprender muito. Vou dar destaque para quatro deles aqui, dois em português e dois em inglês:

Bom, já falamos muito sobre o FL Studio. Acho que realmente agora você sabe tudo o que precisa saber sobre o FL Studio e não tinha onde encontrar. Recomendo que veja mais conteúdo abaixo. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário neste post que será um prazer ajudar.

Acompanhe nas redes sociais, assine nosso feed. Um grande abraço e até a próxima matéria!

FL Studio – O Guia Definitivo, Download e Complementos