Conhecendo as Notas Musicais no FL Studio (Piano Roll)

Uma das minhas maiores dificuldades na hora que comecei a trabalhar com o FL Studio foi o fato de não ter conhecimento da teoria musical. Somente agora estou buscando entender um pouco mais sobre e irei compartilhar com você.

Nesse vídeo, irei mostrar para você um pouco sobre o básico da teoria musical. Falarei sobre as notas musicais no FL Studio 11. Irei mostrar como localizar e identificar as notas musicais no FL Studio 11.

Clique na imagem ou no link abaixo e confira o vídeo: Conhecendo as Notas Musicais no FL Studio (Piano Roll):
Conhecendo as Notas Musicais no FL Studio (Piano Roll)
Conhecendo as Notas Musicais no FL Studio (Piano Roll)
Bom, as notais musicais são algo simples: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó novamente. Para saber qual tecla de um piano corresponde a nota Dó, primeira da escala, basta localizar as duas teclas pretas juntas. A primeira tecla branca a esquerda delas é a Dó. As outras vindo da esquerda para a direita seguem a sequencia natura: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Existem várias notas repetidas em oitavas diferentes. Umas são mais graves, outras mais agudas.

O vídeo é a melhor maneira de explicar. Nele, utilizei o Plugin FL-Keys, nativo do propário FL Studio para ilustrar a utilização.

Não tenho teclado controlador. Dá pra usar o teclado PC no FL Studio?
  • A resposta é sim. É possível usar o teclado do computador no FL Studio. Você perceberá uma latência que pode atrapalhar nas produções. Mas, na ausência de opções pode ajudar muito.
0000

Para quem não tem teclado MIDI, o teclado do computador pode servir como Midi. Para localizar o primeiro Dó, encontre a tecla Q do seu teclado, e siga a sequência: Q, W, E, R, T, Y, U, respectivamente: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Veja o vídeo para entender melhor. Caso fique com dúvidas, comente!

FL Studio 11 - Conhecendo as notas musicais do piano/teclado - piano roll (#5):



Espero que o vídeo ajude!