Home Studio - Como Começar a Montar um Home Studio

O sonho de grande parte das pessoas que se interessam por música e por produção musical, independente do nível, e ter um grande estúdio, com os melhores equipamentos e softwares, uma sala com boa isolação, tratamento acústico e tudo mais. Porém, um estúdio musical de grande porte é algo muito caro e nem tão necessário assim.

Atualmente é possível ter um estúdio de qualidade em casa, e o melhor, com baixo investimento. Cada vez mais tem se popularizado o Home-Studio.

Essa é uma boa opção para quem quer iniciar no mundo da produção musical. Isso mesmo, com um pequeno estúdio em casa onde você poderá começar a se aventurar pelo universo da produção musical sem investir uma fortuna em estrutura e equipamentos.

Se você tem interesse por Home Studio e por produção musical, clique na imagem ou no link abaixo e saiba mais sobre Como Começar a Montar um Home Studio:
Home Studio - Como Começar a Montar um Home Studio
Home Studio - Como Começar a Montar um Home Studio
Um Home Studio é basicamente um estúdio em casa. Este estúdio pode ser um pequeno estúdio com poucos equipamentos sem tratamento nem isolamento acústico, apenas para pequenas produções, ensaios e coisas do tipo. Aos poucos, conforme você desenvolve seu trabalho e adquire experiência pode expandir e incrementar seu estúdio com novos equipamentos, tratamento, instrumentos e afins.

Alguns itens básicos são extremamente necessários para qualquer Home Studio. Sem eles, é impossível ou inviável desenvolver qualquer tipo de produção. Estes itens que são indispensáveis para iniciar um Home Studio, são equipamentos que certamente irão lhe acompanhar por bastante tempo, portanto, vale a pena investir um pouco de dinheiro neles.

Basicamente, três itens são indispensáveis para iniciar seu Home Studio. Veja:
0000

1 - Computador: 

Computador Para Home Studio

Este computador pode ser um Desktop (PC de mesa) ou um Notebook. Na hora da escolha, a configuração deve ser considerada e você não deve economizar neste item. Seu computador deve ser algo confiável. A principio, é até aceitável utilizar seu velho computador de casa. Mas, se pretende ter mais confiabilidade, é recomendável adquirir uma máquina estável e bem segura. Veja uma configuração mínima recomendada:


  • Processador i5 ou superior
  • HD com 500 GB de capacidade (Mínimo)
  • 6 GB de memória - Memória é um ponto muito importante e deve ser considerado, quanto mais melhor. Verifique também o tipo de memória e a velocidade da mesma. 


Estes são os pontos principais de um computador. Muitos recomendam computadores da Apple e, realmente eles são muito superiores aos PC's comuns. Porém, o preço pode chegar a ser 5x maior que um PC que roda Windows. Pessoalmente acho que uma máquina da Apple é algo desnecessário e com alto custo. É indiscutível a superioridade das máquinas da Aplle, porém, para a realidade de muitos que iniciam no mundo do Home-Studio é algo inviável.

Iremos apresentar futuramente em nosso site algumas opções de equipamentos montados por nossa equipe. Veja na área de equipamentos toda as novidades.


2 - Software DAW: 

Software DAW - Home Studio

O software DAW é outro aspecto muito importante para seu Home Studio, afinal, o software fará o papel de muitos instrumentos e equipamentos na hora da sua produção. A escolha do melhor software é algo muito pessoal. Existem muitos no mercado e cada um tem seus pontos positivos e negativos. A escolha deve ser guidada pela habilidade do usuário com o sistema.

Baixe algumas versões de teste dos softwares de produção disponíveis, faça seus testes e veja com qual você se adapta mais. Quando perceber qual será o melhor para suas produções compre a versão completa. Recomendo que compre um programa original. Assim você terá a confiança e garantia da empresa desenvolvedora e estará dentro da lei. Mas, as vezes os recursos são escassos e é inviável comprar um software.

Se você não tem dinheiro para comprar um Software DAW. Existem algumas opções gratuitas na internet. Porém, estas versões costumam ser bastante limitadas. A principio, podem até te atender satisfatóriamente, mas, para trabalhos mais complexos será necessário um bom software.

Alguns softwares que recomendo que fassam o teste são o Cubase, FL Studio 11, Pro Tools 10, Nuendo, Logic, Sonar, Reapper e o Adobe Audition. Faça o teste e escolha a versão melhor para você.


3 - Interface de Áudio

Interface de Áudio par Home Studio

A interface de áudio (ou placa de áudio) é o componente responsável pelo processamento do som em seu sistema. Com a interface você poderá gravar seu microfone ou instrumento com qualidade e também conseguirá eliminar um grande vilão nos Home-Studio's, a latência.

Existem diversas interfaces disponíveis no mercado e nas mais variadas faixas de preço. Cabe à você escolher a melhor opção de acordo com sua necessidade.

Entre as marcas que recomento estão a Presonus e a M-Audio.

Todos os itens acima terão uma abordagem mais profunda em postagens futuras.

Apenas com estes itens já é possível iniciar suas produções musicais. Você poderá criar faixas de música eletrônica e outros gêneros e até mesmo arriscar a gravação de um instrumento direto, que não precise de microfonação. Quando precisar de alguns instrumento que não possui, você pode usar um plugin que cumprirá bem o papel.

Este Setup para Home Studio é bem básico e limitado. Serve apenas como um primeiro paço para seu Home-Studio. Caso queira um estúdio melhor e com maior potencial, alguns equipamentos são necessários. Faremos mais reportagens a respeito de Home Studio, equipamentos e afins. Clique no link abaixo e veja outras matérias sobre Home Studio já publicadas.

Dicas para Home Studio


Inscreva-se em nosso feed para receber novas postagens.

Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão, fique à vontade para comentar!